terça-feira, 12 de julho de 2016

Arroz com Feijão!!




Olá pessoal,
          Bom Dia! Hoje vou falar um pouco de um prato muito tipico nosso, o famoso arroz com feijão!
      O arroz com feijão é um prato rico em nutrientes e é uma das minhas comidas preferidas, consumo quase todos os dias como vocês veem no instagram, na verdade muitos brasileiros né rrsrs.  Estes cereais, combinados, fornecem carboidratos e todos os aminoácidos essenciais, sendo portanto uma fonte completa de proteínas. Também contém ferro, vitaminas do complexo B e cálcio.        Neste sentido, quando pensamos no conteúdo nutricional do feijão, sabemos que este alimento é rico em proteínas, porém não é classificado como fonte de proteínas completas (que contenha todos os aminoácidos essenciais). Vamos entender o motivo: as proteínas são formadas por várias unidades menores, os aminoácidos. As proteínas completas são aquelas que contêm TODOS os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não podem ser sintetizados pelo nosso organismo. Exemplos de alimentos fontes de proteínas de alto valor biológico são carnes, leite, ovos, queijos, peixe e frango.
       Pois bem. O feijão só não participa deste grupo seleto de alimentos porque na sua composição falta o aminoácido essencial metionina. E é neste momento que o arroz aparece para harmonizar o nosso prato: o arroz apresenta uma quantidade importante do aminoácido metionina na sua composição! Além disso, o arroz não apresenta o aminoácido essencial lisina, sendo este encontrado aos montes no feijão. Assim, o que em falta em um é facilmente encontrado no outro! Ou seja, estes dois alimentos realmente se completam, oferecendo uma excelente combinação protéica.
       E o que isso significa? Ora, significa imunidade reforçada, crescimento e manutenção de nossas células e tecidos, cicatrização, síntese de enzimas. Ou seja, seu organismo obtém a matéria-prima (proteína) e consegue trabalhar em condições ideais de funcionamento, contribuindo para sua saúde e bem-estar!
      A quantidade recomendada é de três porções de arroz para uma de feijão, não quer dizer que você sempre que comer um tem que comer o outro, claro que não, é apenas mais uma opção vegetariana de uma ótima/completa fonte de proteína! 


Fonte:  ANutricionista.Com - Laura dos Santos Pola - CRN3 27426/P 



xoxo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário