Oi pessoal! Muita gente ja deve ter reparado que em muitas das nossas receitas temos que deixar os grãos de molho antes de cozinha-los ou prepara-los, nós vegetarianos quando retiramos a carne temos tendência a aumenta o consumo de leguminosas por isso temos que ter cuidado com o preparo dos mesmos para aproveitar melhor seus nutrientes.
Alguns grãos, leguminosas, oleaginosas, tubérculos, sementes e hortaliças contém ácido fítico ou fitato (um ácido orgânico no qual o fósforo é ligado) em sua camada mais externa que são o que chamamos de antinutrientes. São oxalatos ou fitatos presentes nas plantas com a função de protegê-las de bactérias e da decomposição, é a defesa da planta. O ácido fítico pode-se ligar ao cálcio, magnésio, cobre, ferro e especialmente ao zinco no trato intestinal e bloquear a sua absorção. É por isso que uma dieta rica em grãos integrais não fermentados pode levar a sérias deficiências de minerais e perdas ósseas. A moderna, mas incorreta recomendação para o consumo de grandes quantidades de grãos integrais normalmente melhora o trânsito intestinal num primeiro momento, mas pode levar a problemas como a síndrome do intestino irritado, entre outros desagradáveis efeitos colaterais a médio e longo prazo.
Deixar de molho permite que enzimas, lactobacillus e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Um mínimo de 7 horas de molho em água morna e meio ácido (conseguido gotinhas de limão) é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais.
Bom dia e Boa Semana!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário