quinta-feira, 6 de abril de 2017

O que é alimentação crudívora?


   O Crudivorismo, também conhecido como alimentação viva, ou em inglês “Raw Food”, dá prioridade ao consumo de alimentos vegetais crus. É uma dieta que considera a vitalidade existente nestes alimentos como uma fonte essencial, ainda mais importante do que as proteínas ou os carboidratos.
   Faz parte de uma alimentação crudívora, o consumo de frutas, legumes, verduras, frutos secos, algas, sementes e alguns grãos germinados. Estes alimentos por estarem recheados de enzimas vivas, oferecem menos trabalho digestivo e, portanto, mais economia energética.
   Esta alimentação é altamente desintoxicante. É rica em fibras, clorofila, vitaminas, enzimas ativas e diversos fitonutrientes. Ajuda a atingir o peso ideal, é revitalizante e alcalinizante. Tem pessoas que seguem essa alimentação para emagrecer e por questões de saúde e existem aquelas que acreditam no lado espiritual desse dieta, várias religiões e povos da antiguidade alimentavam-se majoritariamente ou estritamente de alimentos crus. Essênios, alguns grupos da região da Índia, tibetanos, indígenas sul-americanos e rastafaris são alguns exemplos. É atribuída a esta dieta uma "leveza" maior do organismo e uma capacidade de autocura acelerada. Muitos praticantes da alimentação viva fazem lavagens intestinais e jejuns, como parte de uma desintoxicação acelerada em relação ao que foi consumido durante uma vida atual.
   Na alimentação Crudívora são consumidos os alimentos da forma mais natural possível. Nada pode ser assado, cozido, frito ou aquecido acima dos 46ºC, e deve ser de origem vegetal.


Benefícios

Em seus artigos e livros, Eduardo Corassa enumera diversos benefícios na saúde de uma pessoa que se torna crudívora e adota um estilo de vida saudável. Confira alguns deles:

* Clareza mental, mais disposição e melhor rendimento no dia a dia, uma menor necessidade de sono, melhorias no desempenho atlético, manutenção do peso ideal, se ver livre de alergias, febres ou outros tipos de doenças e sintomas agudos, e diminuição ou mesmo reversão de doenças crônicas de longa data.

* O fato de não se perder mais tempo na cozinha cozinhando, lavando panelas, etc. também se torna um grande atrativo. Como também a grande redução na poluição, pois, por não haver mais o consumo de produtos industrializados, o único “lixo” criado é o orgânico, o que se encaixa perfeitamente na categoria de uma vida sustentável e com os princípios da natureza.

* Outros fatores são a economia e a simplicidade, pois produtos como frutas e vegetais são mais baratos e acessíveis a todos.

Não sigo esse estilo de alimentação mas tem muitas receitas crudívoras que eu adoro e geralmente elas são muito práticas, amanha vou postar aqui pra vocês essa Torta Viva de Cacau uma delícia!!!






Até mais!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário