sexta-feira, 7 de abril de 2017

Torta Viva de Cacau

Olá,


Como eu disse no post anterior hoje eu trouxe para vocês uma receitas crudívora, eu aprendi essa receita no programa Estrelas da Angélica, a cantora Thaeme que ensinou a fazer.








RECEITA:
2 bananas nanica, 2 colheres de sopa de cacau em pó, 2 tâmaras ou duas colheres de sopa de melado de tâmara, bate no liquidificador até virar uma pasta depois adicione 2 colheres de sopa de aveia em flocos e monte a tortinha com uma camada da mistura uma camada de morangos e outra da mistura leve ao congelador por 20 min. Decore e sirva!!

O lado bom dessas receitas crudívoras é que alem de saldáveis são muito práticas!!!


a aí gostaram??

Até mais!!

quinta-feira, 6 de abril de 2017

O que é alimentação crudívora?


   O Crudivorismo, também conhecido como alimentação viva, ou em inglês “Raw Food”, dá prioridade ao consumo de alimentos vegetais crus. É uma dieta que considera a vitalidade existente nestes alimentos como uma fonte essencial, ainda mais importante do que as proteínas ou os carboidratos.
   Faz parte de uma alimentação crudívora, o consumo de frutas, legumes, verduras, frutos secos, algas, sementes e alguns grãos germinados. Estes alimentos por estarem recheados de enzimas vivas, oferecem menos trabalho digestivo e, portanto, mais economia energética.
   Esta alimentação é altamente desintoxicante. É rica em fibras, clorofila, vitaminas, enzimas ativas e diversos fitonutrientes. Ajuda a atingir o peso ideal, é revitalizante e alcalinizante. Tem pessoas que seguem essa alimentação para emagrecer e por questões de saúde e existem aquelas que acreditam no lado espiritual desse dieta, várias religiões e povos da antiguidade alimentavam-se majoritariamente ou estritamente de alimentos crus. Essênios, alguns grupos da região da Índia, tibetanos, indígenas sul-americanos e rastafaris são alguns exemplos. É atribuída a esta dieta uma "leveza" maior do organismo e uma capacidade de autocura acelerada. Muitos praticantes da alimentação viva fazem lavagens intestinais e jejuns, como parte de uma desintoxicação acelerada em relação ao que foi consumido durante uma vida atual.
   Na alimentação Crudívora são consumidos os alimentos da forma mais natural possível. Nada pode ser assado, cozido, frito ou aquecido acima dos 46ºC, e deve ser de origem vegetal.


Benefícios

Em seus artigos e livros, Eduardo Corassa enumera diversos benefícios na saúde de uma pessoa que se torna crudívora e adota um estilo de vida saudável. Confira alguns deles:

* Clareza mental, mais disposição e melhor rendimento no dia a dia, uma menor necessidade de sono, melhorias no desempenho atlético, manutenção do peso ideal, se ver livre de alergias, febres ou outros tipos de doenças e sintomas agudos, e diminuição ou mesmo reversão de doenças crônicas de longa data.

* O fato de não se perder mais tempo na cozinha cozinhando, lavando panelas, etc. também se torna um grande atrativo. Como também a grande redução na poluição, pois, por não haver mais o consumo de produtos industrializados, o único “lixo” criado é o orgânico, o que se encaixa perfeitamente na categoria de uma vida sustentável e com os princípios da natureza.

* Outros fatores são a economia e a simplicidade, pois produtos como frutas e vegetais são mais baratos e acessíveis a todos.

Não sigo esse estilo de alimentação mas tem muitas receitas crudívoras que eu adoro e geralmente elas são muito práticas, amanha vou postar aqui pra vocês essa Torta Viva de Cacau uma delícia!!!






Até mais!!!


quarta-feira, 5 de abril de 2017

Quibe de Berinjela!!

Quibe é um prato que sempre gostei, ja testei varias versões vegetarianas e essa é uma das minhas preferidas, tem outras mas vou postando aos poucos deixa vocês testarem essa primeiro rsrsrsr!!! Sempre gostei de fazer ele inteiro no tabuleiro e servir de talher mesmo (da menos trabalho na hora do preparo) mas pode fazer em bolinhas e formatos de quibe mesmo que da certinho e pode assar ou fritar.






Ingredientes:

- 200g de trigo para quibe hidratado
- 1 cebola ralada
- 1/3 de xícara de azeite
- 1 limão espremido
- 3 beringelas cozidas e amassadas
- 1/2 xícara de hortelã picado
- 2 dentes de alho picados
- sal a gosto e temperinhos que você gosta tipo pimenta do reino, pimenta calabresa, chimichurri.

Modo de preparo:

Primeiro cozinhe ou asse a beringela, retire a casca e amasse a polpa. Misture todos os ingredientes em uma vasilha acrescente a berinjela cozida coloque em uma forma e asse por 40 mim!!
Pronto gostoso e muito fácil!!


Que tal servir com algumas batatinhas e azeite heim??!!! 


Fica uma delícia!!!!




Até mais!




terça-feira, 4 de abril de 2017

Café da manhã vegetariano!!

Bom dia! Hoje trouxe algumas inspirações de café da manhã para nós vegetarianos, as pessoas pensam que não existem muitas opções que é muito difícil, mas vocês vão ver que não é, vou postar também a receita de duas panquecas que por mim eu comeria todos os dias rsrsrsrs uma delícia! Eu posto fotos diárias de inspirações e idéias de pratos vegetarianos para ver mais siga nosso instagram @cantinhoverdin




Panqueca salgada

Ingredientes:
1/2 xícara de água
2 colheres de sopa de aveia,
1 colher de sopa de farinha arroz,
1 colher de sopa de farinha sem glúten ( mistura pronta vende em mercado)
1 colher de chá de linhaça,
1 colher de chá de fermento,
cebola picadinha e sal.

Modo de fazer: mistura tudo em um tigela e depois coloque em uma frigideira antiaderente untada um pouco de cada lado em fogo baixo para dar tempo de cozinhar sem queimar. Sirva com alguma pastinha ou azeite, eu servi com pasta de grão de bico!



Panqueca doce


Ingredientes:

1 banana amassada,
4 colheres de sopa de água,
2 colheres de sopa de aveia,
1 colher de sopa de farinha (qualquer uma usei a de arroz),
1 colher de chá de cacau 100%,
canela


Modo de fazer: mistura tudo e coloca em uma frigideira untada com óleo de coco, deixe em fogo baixo um pouco de cada lado e está pronta. Não coloquei açúcar porque o da banana já está bom pra mim, mas pode colocar melado ou açúcar demerara!! Sirva com frutas ou geléias ou pasta de amendoim! hummm








Siga nosso instagram @cantinhoverdin , até mais!!





segunda-feira, 3 de abril de 2017

Porque deixar alimentos de molho antes de cozinhar/consumir?


    Oi pessoal! Muita gente ja deve ter reparado que em muitas das nossas receitas temos que deixar os grãos de molho antes de cozinha-los ou prepara-los, nós vegetarianos quando retiramos a carne temos  tendência a aumenta o consumo de leguminosas por isso temos que ter cuidado com o preparo dos mesmos para aproveitar melhor seus nutrientes.
    Alguns grãos, leguminosas, oleaginosas, tubérculos, sementes e hortaliças contém ácido fítico ou fitato (um ácido orgânico no qual o fósforo é ligado) em sua camada mais externa que são o que chamamos de antinutrientes. São oxalatos ou fitatos presentes nas plantas com a função de protegê-las de bactérias e da decomposição, é a defesa da planta. O ácido fítico pode-se ligar ao cálcio, magnésio, cobre, ferro e especialmente ao zinco no trato intestinal e bloquear a sua absorção. É por isso que uma dieta rica em grãos integrais não fermentados pode levar a sérias deficiências de minerais e perdas ósseas. A moderna, mas incorreta recomendação para o consumo de grandes quantidades de grãos integrais normalmente melhora o trânsito intestinal num primeiro momento, mas pode levar a problemas como a síndrome do intestino irritado, entre outros desagradáveis efeitos colaterais a médio e longo prazo.
    Deixar de molho permite que enzimas, lactobacillus e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Um mínimo de 7 horas de molho em água morna e meio ácido (conseguido gotinhas de limão) é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais.






Bom dia e Boa Semana!!!


segunda-feira, 27 de março de 2017

Tofu de Grão de Bico!!!


Boa tarde!!!

A receita de hoje eu gosto muito ela é muito boa e serve para bases como molhos, maioneses e doces pois é muito neutra o tofu de grão de bico puro não tem muito gosto mas tem uma consistências ótima por isso é muito versátil na cozinha!!




Vamos as recitas:


TOFU DE GRÃO DE BICO






1 xíc de grão de bico hidratado na água por 8 horas ou mais + 2 xíc de água: bata no liquidificador, coe com um saquinho de voal transfira para uma panela e mexa em fogo baixo até ficar no ponto de um brigadeiro molinho, coloque em um recipiente e deixe na geladeira até endurecer! Rende pouco +/- 200g se precisar aumente a receita! Serve como base para muitas receitas como a maionese que postei ai embaixo.



MAIONESE








2 xic de tofu picado + 1 limão espremido + 1/3 de xic de azeite + 1cc de sal + 1 cebola + 2 dentes de alhos + 1cs de mostarda, bater tudo no liquidificador deixando o azeite por último, colocar o azeite a fio para dar consistência para a maionese! Obs: usar ingredientes gelados pois pega consistência fácil, se usar quente tem que usar muito azeite pu óleo e corre risco de desandar a receita.


Pode fazer que é bão kkk!!!!!!!!!



Abraços!

terça-feira, 21 de março de 2017

Ratatouille!!

Olá,

A dica de hoje é uma receita muito fácil e pratica, fica um prato bonito apresentável e completo.O ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas, e o melhor é vegetariana.








Vamos a receita:

Não pode faltar o tomate e a berinjela ingredientes curinga, daí o resto você vai pegando o que tem na geladeira haha é otimo para fazer aquela limpa e renovar os legumes!!!

2 Tomates se for o cereja um punhado a gosto

2 Beringelas

4 Batata

1/4 Abobora Moranga ou 1 Abobrinha Verde

1 Abobrinha

1 Cenoura

2 Cebolas

5 Dentes de alho



Pica tudo em tamanhos grosseiros misture em um tabuleiro temperando com sal, ervas finas, orégano, azeite pimenta do reino e coloque para assar por 40mim, depois salpique cebolinha e sirva! Eu gosto de servir quente com uma salada de folhas, mas pode ser servido fria também fica a gosto do freguês hahahah!!!!

Bom Apetite!!


XoXo!!

segunda-feira, 20 de março de 2017

Cantinho experimenta #hambúrguer vegano da SuperBom


Olá pessoal, 

Com o crescimento do movimento vegetariano e vegano no mundo e no Brasil estão começando a entrar no nosso mercado alimentício vários produtos neste segmento, um dos primeiros que experimentei foi esse hambúrguer vegetal da Superbom, demorei para começar a ver esses produtos pois moro em uma cidade menor no interior, então não tinha muita opção para testar, mas nos últimos meses estão surgindo nas prateleiras aqui (graças a deus). 

Eu fiz o hambúrguer na frigideira antiaderente com azeite e na AirFryer dos dois jeitos deram certo e ficaram bem ao ponto. Quando eu comi esse bife puro senti o gosto meio artificial mas quando comi com um sanduíche de Pão, salada e molho nossa ficou muito bom. A embalagem vem com 4 unidades nessa latinha e custa em média 19,00 reias (não é barato né!!??) mas como disse com esse mercado crescendo acredito e espero kkk que os preços caem um pouco!!







Aprovamos!!!







domingo, 19 de março de 2017

Bolo de Cenoura Com Cobertura de Chocolate!


Olá boa tarde!! Que tal um bolinho para combinar com essa chuvinha de domingo à tarde!??!!! Quando me tornei vegetariana achei que seria muito mais difícil depois fui percebendo que conseguimos adaptar quase todas as receitas que gostamos e hoje vou postar a receita desse bolo que é o meu preferido desde criança e fica muuuuito bom vale muito a pena fazer!!






Ingredientes e modo de fazer:

2 cenouras grandes
3 xíc de farinha de trigo
1 xíc e meia de leite vegetal (usei o de soja, mas pode ser qualquer um)
1/2 xíc de óleo
1 colher de sopa de linhaça
1 xíc e meia de açúcar
2 colheres de sopa de fermento químico
Bater os líquidos com a cenoura no liquidificador, depois misturar tudo e assar por 40min

Cobertura:
Para cobertura usei uma barra de chocolate Arcon 53% derretido no microondas com uma colher de sopa de óleo de coco!




Espero que Gostem!!!


XoXo

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Receita Rapida para Café da Manhã!!



Mingau de Aveia com Banana!!!

Se deixar como esse mingau todos os dias não enjoo adoro mingau, desde criança que sempre gostei!!!






Pegue 1 copo de leite vegetal ou água (já fiz com os dois quando quero menos calórico faço com aguá), 1 colher de sopa de farinha aveia bem cheia, uma pitada de canela e essência de baunilha a gosto coloca em fogo baixo acrescente 1 banana amassada e vai mexendo até virar um mingau, adoça a gosto com açúcar demerara, melado ou adoçante! E pronto! Por cima salpiquei farofa de amendoim e canela.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Salada rápida de Grão de Bico


Oi Pessoal que tal uma saladinha de Grão de Bico, O grão-de-bico é uma leguminosa com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos. Sem contar que é uma ótima opção de proteina para os vegetarianos







Salada de grão de bico:
Ingredientes: 2 xícaras de grão de bico cozido
                    1 cenoura ralada
                    1 cebola picada em pedaços pequenos 
                    2 dentes de alho socados 
                    Alface em tirinhas  
                    Castanha do Pará a gosto
                    Manjericão a gosto

* Refogue o grão de bico cozido com alho e cebola, misture a cenoura ralada espere esfriar um pouquinho e misture agora o alface, a castanha do Pará e o manjericão e tempere com azeite sal limão e pimenta do reino!!!


Delícia!!!!

XoXo!!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Estamos de Volta!!!



Olá! Bom dia!


O Cantinho está de volta e dessa vez é pra valer, estamos retomando o Blog e desta vez teremos muitas receitas e dicas diárias, mas antes vamos entender melhor quem vos escreve kkk.


Esse tempo que fiquei sem escrever no blog e postando menos no Instagram @cantinhoverdin estava pensando muito sobre vegetarianismo e no meu primeiro ano como vegetariana. E o que tenho para falar com vocês, é que não é fácil e tem dois motivos que acho os piores e todos passam então vou adiantando para vocês.


Um dos motivos que dificulta nossa transição é a falta de opção nos restaurantes e supermercado, na maioria das vezes temos que fazer/cozinhar nossa alimentação do zero. E o outro motivo é a questão social que eu achei mais chata, impressionante como você mudar os SEUS hábitos alimentares incomoda as pessoas chega a ser insuportável as pessoas te perguntando, fazendo criticas, piadinhas e indiretas fica parecendo que você está errada por não matar animais para comer (aff), enfim mas com o tempo elas vão parando ou você vai afastando das mais chatas kkk.


Continuando tirando esse desabafo ai o resto é muito bom, você fica mais leve, mais humana, come mais diversificadamente (para a alimentação ser completa você precisa usar varias fontes de alimentos, por isso a importância de um nutricionista na transição).


Uma dica para quem quer virar vegetariano é: siga o seu tempo sinta o seu corpo, é um processo, você não vira de um dia para outro tudo é conscientização. Vai estudando sobre o assunto e comece pelos alimentos que te fazem menos falta, eu, por exemplo, tirei tudo de uma vez só (sempre fui afobada) mas ai depois de um tempo percebi que não dava conta de mudar 27 anos de um tipo de alimentação da noite pro dia então voltei a comer derivados de leite em algumas receitas e pratos era o que eu sentia mais falta a carne eu tirei toda de uma vez e não me fez falta por isso que eu digo novamente siga o seu processo e vai se interando do assunto, conheci pessoas na internet que começaram tirando a carne vermelha, depois o frango e depois o peixe até parar com tudo faça suas metas e não tem importância se um dia você não resistir não se culpe um dia sua consciência vai dar o grito e você para.


Ouvi uma declaração na internet que bateu muito comigo, não julgo uma pessoa humilde ou que não tem acesso a informação de seguir uma alimentação não vegetariana, mas agora eu que tenho o conhecimento de como é a exploração animal, o impacto ambiental e tenho a oportunidade de ir a um nutricionista para me ensinar a substituir as fontes de vitaminas, proteínas e minerais, continuar comendo carne é muita preguiça da minha parte. E por isso resolvi retomar o blog, porque quanto mais fontes sobre o assunto, quanto mais pessoas falando sobre o assunto mais as pessoas vão se informar e mais pessoas vão virar vegetarianos e esse é o meu jeito de contribuir de alguma forma.




Abraços e Volte Sempre!